Artes Marciais Esportes Inclusão PcD Santos

Curso de defesa pessoal para mulheres com deficiência é ministrado em Santos

Nesta sexta-feira (11) acontece em Santos (SP) a segunda etapa do Eu Me Defendo Inclusivo!, curso inédito de defesa pessoal direcionado para todas as mulheres PcD (Pessoas com Deficiência). O projeto integra a programação organizada pela Prefeitura de Santos pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado no dia 3 de dezembro. As aulas serão realizadas no Arena Santos, na Vila Mathias, divididas em duas turmas, das 9h às 11h (mulheres com deficiência física) e das 11h30 às 13h30 (mulheres com deficiência visual).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet ou no dia do evento, até esgotarem as vagas.

Vale lembrar também que no dia 10 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Inclusão Social.

Idealizado pelos professores Fábio Abreu e Allane Pinheiro, o curso Eu Me Defendo Inclusivo! ensina técnicas para mulheres com deficiência física, auditiva e visual, simulando situações de perigo. As participantes aprenderão métodos evasivos, movimentos circulares, saídas de agarramento e esganadura. A primeira etapa foi realizada na última sexta-feira (4) para mulheres com deficiência auditiva e mulheres sem deficiência. As aulas contam com o auxílio de guias, tradutores e intérpretes de Libras.

Agendado anteriormente para março, o curso teve de ser adiado devido à pandemia do coronavírus (Covid-19). As atividades respeitam todos os protocolos sanitários de prevenção e estão adequadas às normas de distanciamento social com limitação no número de participantes. Na capacitação, realizada em parceria entre a Coordenadoria de Defesa de Políticas para a Pessoa com Deficiência (Codep) e a Coordenadoria de Políticas para a Mulher (Comulher), as participantes ainda ganharão squeeze, álcool em gel, máscara de proteção e camiseta.

“Estamos muito felizes com a realização desse curso, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia. As mulheres PcD também sofrem os mais variados tipos de agressão no dia a dia, então fornecer instrumentos para que elas possam se defender de uma agressão na rua ou em um caso de violência doméstica, isso é muito gratificante”, ressalta o professor Fábio.

A cidade de Santos tem 32.527 pessoas com deficiência, de acordo com a última atualização da Secretaria da Pessoa com Deficiência, do Governo do Estado de São Paulo, baseada em dados censitários revisados de 2010, sendo que 19.793 (60,85%) são mulheres: 2.730 (54,06%) com deficiência auditiva, 2.520 (48,28%) com deficiência mental/intelectual, 7.100 (67,21%) com deficiência motora e 7.443 (63,65%) com deficiência visual.

De janeiro a setembro deste ano, 52 boletins de ocorrência foram registrados em Santos por pessoas com deficiência (36,54% do gênero feminino), em comparação aos registros de janeiro a dezembro de 2019, que computaram 138 BOs (47,1% do gênero feminino).

No mesmo período, de janeiro a setembro, as violações mais comuns registradas em Santos contra pessoas com deficiência do gênero feminino foram estelionato (36,84%), expor a perigo a integridade e saúde (15,79%) e furto (10,53%). Segundo os dados divulgados, as vítimas são predominantemente da cor branca (68,42%) ou parda (26,32%), a maioria com deficiência intelectual (42,11%). Pessoas de 65 anos ou mais são as principais vítimas (63,16%).

De acordo com os índices da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP), São Paulo tem 1.710.601 mulheres com deficiência (56,86% do número total de pessoas com deficiência no estado).

“Se o curso ajudar a salvar a vida de uma mulher, a nossa missão estará cumprida”, diz a professora Allane.

Graduado em Educação Física e Esporte, o sensei paulistano Fábio Abreu é técnico desportivo em karatê e técnico da modalidade na Secretaria Municipal de Esportes (Semes). Ele é faixa-preta e 3º Dan de karatê no estilo Shotokan. Allane Pinheiro é ex-atleta de Muay Thai e Jiu-jítsu brasileiro, cofundadora e instrutora do Zanshin Defesa Pessoal Feminina.

O curso Eu Me Defendo Inclusivo! é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds).

Serviço

Eu Me Defendo Inclusivo!

Data: 11 de dezembro de 2020 (sexta-feira)
Local: Arena Santos – Sala Multiuso (Avenida Rangel Pestana, 184 – Vila Mathias – Santos/SP)
Horário: 9h às 11h (mulheres com deficiência física) e 11h30 às 13h30 (mulheres com deficiência visual)
Classificação: PcD
Inscrição: gratuita
Informações:
https://www.santos.sp.gov.br/eumedefendo
https://z1press.com.br/2020/12/07/defesa-pessoal-mulher-pcd

Yara Tomei/Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: